Quantcast
Channel: Margarita Sem Censura
Viewing all articles
Browse latest Browse all 207

Brasil, ano 516

$
0
0

cabrália

Os 516 anos do Brasil nos fazem lembrar as obras do então ministro Rafael Greca e do governo da Bahia – então comandado por Antônio Carlos Magalhães, no local onde o Brasil nasceu. Na foto, a imagem aérea do Atol da Coroa Vermelha, onde Cabral desembarcou e onde nosso Rafael Greca de Macedo fez a requalificação urbana. Inauguradas a 22 de abril do ano 2000, as obras do Rafael Greca duram até hoje:

1. Terminal Turístico com estação de ônibus e um grande calçadão de 4 mil m2, decorado em pedras portuguesas, de 8 metros de largura por 600 m de extensão, desde a rodovia, até a grande esplanada diante da Praia e da Coroa Vermelha de corais.

2. Centro de Venda de Artesanato de produtos indígenas

3. Museu dos Povos Indígenas

4. Conjunto Habitacional com 278 casas para abrigar os moradores não índios que estavam ocupando ao arrepio da lei, as terras da área indígena. Foram relocadas ainda outras 500 famílias.

5.Construção de dezenas de casas com água e saneamento básico no local para as famílias indígenas, atendendo suas exigências quanto a forma, planta e materiais construtivos.

6.Restauração da ermida de Nossa Senhora da Esperança – construída na década de 1970.

PS1

7. Cruz Monumental, marco histórico dos 500 anos do Brasil, de autoria do grande artista baiano Mário Cravo.

8.Para assegurar salubridade à àrea do Parque Histórico, foi necessário escavar um canal regulador de marés, valas de escoamento de águas pluviais, rede de coleta e tratamento de esgoto sanitário, rede abastecimento de água potável, rede de iluminação pública e abastecimento de energia elétrica.

9.Toda a área, à beira do mar, objeto de recomposição ambiental, com flora nativa – entre as quais espécies da Mata Atlântica como Pau Brasil, Pau Ferro, Amendoeiras, Cajueiros e Ipês. Foram mantidas as Mangueiras lá existentes, embora a espécie tenha trazida da Índia, posteriormente ao descobrimento pelos portugueses.

10. Criados ainda estacionamento amplo para carros e ônibus de turismo, e quiosques de acolhida para turismo receptivo.
11. Erigido o Hospital Luis Eduardo Magalhães, para dotar a Costa do Descobrimento de infra-estrutura de saúde, até então inexistente. O Hospital tem 110 leitos, centro cirúrgico, berçário, UTI, laboratório, farmácia, radiologia e fisioterapia.

12. Requalificado o Aeroporto Internacional de Porto Seguro, onde os presidentes do Brasil e Portugal com comitivas desembarcaram a 22 de abril do ano 2000. Depois o espaço serviu à geração de emprego e renda com a expansão do turismo local.

13. Erigido o Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, com 19.400 m2, em área de 232 mil m2, pavilhão de convenções com 6300m2, capacidade de 2700 pessoas, salão principal modulável, salas de apoio, pavilhão de Feiras com 6.000m2, área de exposições com 3700m2, área de docagem com 450 m2, administração com1600 m2 mais restaurantes e lanchonetes. Na entrada, uma escultura monumental à herança afro-brasileira de Tati Moreno, evocando o Orixá Xangô.

14. Pavimentados 60 km da estrada de rodagem Porto Seguro-Trancoso, com acostamento nos dois lados da pista, sinalização horizontal e vertical. Com o objetivo de criar um roteiro turístico, hoje muito apreciado, inclusive pelos paulistas leitores da Folha.

15. Restaurado o Centro Histórico de Porto Seguro, com 3 praças monumentais, seis monumentos arquitetônicos – entre elas a Igreja de N.S. da Pena, a igreja da escola do Pe.Anchieta e do Pe. Alspilcueta Navarro – os jesuítas que escreveram a 1ª gramática português-tupi-guarani, 40 imóveis civis foram recuperados para a habitabilidade com recomposição de telhados, água, esgoto, luz. Foi feito paisagismo com identificação da flora e caminhos em solo cimento e pedras portuguesas.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 207