Artur Cezar Carvalho voga em Lisboa, hóspede de José Maria Pereira de Bacelar Carrelhas, já diretor da Volvo em Curitiba, que comemora seus 70 anos com um festival enogastronômico e cultural.
A festa começou na sexta, 13, com espocar de champagne nos salões da quinta Solar dos Bacelar Carrelhas.
Prosseguiu na manhã de sábado, 14, com visita à Sé Velha de Lisboa, à casa natal de Santo Antônio, e ao bairro da Alfama, seguida de almoço no lendário restaurante João do Grão.
No domingo, o anfitrião propõe missa na capela da família no Mosteiro dos Jerônimos, passeio de barco pelo rio Tejo, seguido de almoço no hotel Altis Belém, ao sopé da histórica Torre de Belém donde partiram os navegadores lusitanos. Entre os convidados curitibanos também Regina e João Casillo, Luis Fernando Boscardim, Marcos Vinicius Alves Geyer.
Artur César Carvalho tinha na agenda seguir viagem rumo a Paris. Agora avalia a situação de segurança na França, em pânico com os criminosos atentados terroristas da sexta-feira 13.
Na noite do atentado, moradoras de Paris, Dorinha de Paula Soares, Ana Paula Garmendia, Dani Busarello , entraram on line nas redes sociais para tranquilizar amigos e familiares curitibanos sobre sua segurança.
Isabella Pilagallo vogou em Belo Horizonte, dividindo seu tempo entre visita às cidades históricas de Minas e o casamento de amigos. Em BH, a arquiteta Pilagallo encantou-se com os painéis de Cândido Portinari na igrejinha da Pampulha, obra de Oscar Niemeyer e de JK.
A elegante Maria Cristina Botarelli comemorou aniversário, em Roma, onde vive, espocando champagne. Desde Curitiba, inúmeros amigos saudaram a auspiciosa data. Em Curitiba, comemoraram aniversários, Olívio Greca Neto, Hismara Curi, Allan Coutinho.
O médico Luis Fernando Abib vai com a filha Fernanda passar a noite de revéillon em Estocolmo, a convite da família do namorado sueco da jovem estudante de arquitetura.
Em Londres, no palácio de Buckingham, Benedict Cumberbatch , ator de Sherlock, foi condecorado pela rainha Elizabeth II , acolhido com simpatia, e um grande sorriso, pela rainha sua fã.
O cineasta Quentin Tarrantino e o ator Tim Roth vão estar em SP, dias 23 e 24 , para o lançamento de Os Oito Odiados, oitavo filme do polêmico diretor, ambientado no período traumático posterior à Guerra Civil da Secessão, já tema de O Vento Levou. No circuito dos cinemas,promovida pela Diamond Films Brasil, a obra só estréia a 7 de janeiro de 2016.
Helmuth Schmit, grande chanceler alemão entre 1974 e 1982, chefe de governo social-democrata, morreu em Berlim, aos 96 anos.
Lauro Grein, médico humanitário, presidente emérito do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, da Academia Paranaense de Letras, mentor benemérito do Hospital da Cruz Vermelha, morreu em Curitiba, aos 94 anos. Deixa inconsoláveis a mulher Zirce, com quem foi casado por 60 anos, e os filhos.
Empobrece o cenário musical curitibano com a morte do pianista Gebran Sabbag (83). Notável mestre de jazz, excelente caráter, pioneiro na sonoplastia dos espetáculos do Teatro Paiol e da Fundação Cultural Curitiba, Gebran Sabbag tocou jazz com os filhos no Dizzy, café concerto, na rua 13 de maio, às vésperas de sua partida para a eternidade.
O Itamaraty, sem dinheiro para custear representações e compromissos no exterior, aumentou em 50% a tarifa para tirar passaportes no exterior, que passa a custar R$ 455.
O Ministério das Relações Exteriores do governo Dilma Rousseff deve cotas de contribuição à ONU, à Unesco, à OEA, sem falar em aluguéis atrasados e contas telefônicas pendentes.