Quantcast
Channel: Margarita Sem Censura
Viewing all articles
Browse latest Browse all 207

Do Livro das Maravilhas: Samarcanda

$
0
0

samarkand 1

Destino predileto no extrema Oriente, da doutora Maria Ludovica Bottarelli Tranquili, filha dos Bottarelli, já saudosos cônsules da Itália no Paraná, hoje comissária da ONU para Direitos da Mulher, a cidade de Samarcanda é um destino de sonho.Poderia ser a cidade natal de Baltazar, um dos três reis magos do Evangelho de São Lucas. 
samarkand 23
Samarcanda, cujo nome significa “Forte de Pedra” ou “Cidade de Pedra”, em idioma sogdiano, é a segunda maior cidade do Uzbequistão, antigo país membro da União Soviética.
 
Centro de um fértil vale irrigado, Samarcanda é famosa pela sua localização estratégica no centro da Rota da Seda entre a China e a Europa, e por ser um centro de estudos islâmicos de grande importância.
 
samarkan45
Fundada no primeiro milénio antes da era cristã, como paragem na Rota da Seda, foi conquistada porAlexandre, o Grande e pelos califas Abássidas que reinaram sobre Bagdá e o Iraque.
samarkand67
No século 14 a capital do império de Tamerlão, que a dotou de magníficos edifícios dignos de uma capital imperial, Samarcanda foi ainda capital do Uzbequistão entre 1925 e 1930.
Depois da construção de Tashkent, atual capital, Samarcanda  é o centro comercial e turístico do país, com 600 mil habitantes.
samarkand810
Revoltados com o domínio chinês, uma coligação dos povos árabes, iranianos e túrquicos derrotou os chineses na batalha de Talas em 751 , e capturou artesãos de papel chineses. Samarcanda tornar-se-ia em consequência o primeiro centro de fabrico de papel do mundo islâmico.
samarkand 916
O matemático, astrónomo e poeta persa Omar Khayyām (1048-1131) residiu na cidade de 1072 a 1074, antes de se instalar em Isphahan, no  atual Irã, a convite do sultão Malik Shah. Em Samarcanda, Khayyan escreveu seu tratado de álgebra.[
 
samarkand1822
O exército de Gengis Khan – lembrado até hoje com retratos dentro das tendas/casas – o mongol sitiou e destruiu a cidade em 1220. Marco Polo não passou em Samarcanda, pois o seu itinerário para a China seguia mais a sul, pelo Afeganistão.
 
samarkand 1918
 
Mas outros dois Polo, seu pai e tio, foram até Bucara pela tradicional Rota da Seda cujo prolongamento natural atravessava Samarcanda antes chegar às montanhas do Pamir. Marco Polo, fascinado pelo Oriente, escreveria o que lhe contaram:

Samarcanda é uma muito nobre e enorme cidade, onde se encontram belos jardins e todos os frutos que o homem possa desejar. As suas gentes são cristãs e sarracenas. Conforme se lê no seu Livro das Descobertas do Mundo, o Livro das Maravilhas.

samarkand211315


Viewing all articles
Browse latest Browse all 207